História de Bom Sucesso do Sul

Por volta do ano de 1924 chegaram na região do atual município de Bom Sucesso do Sul os primeiros moradores. Estes pioneiros adentraram pela mata, onde edificaram as primeiras habitações. Muitas famílias refugiavam-se das guerrilhas ocorridas entre as tropas do governo e os revolucionários, comandados por Luiz Carlos Prestes. As primeiras moradias eram feitas com lascas de pinheiro e cobertas com tabuinhas, pois a madeira era abundante nesta época.

A comunidade de Bom Sucesso do Sul que conhecemos, teve seu início em 1929, quando o Sr. José da Silva localizou uma fonte de água mineral de grande valor medicinal. Esta fonte, que se achava numa clareira, ficou conhecida por “Lambedor”, segundo os mais antigos, porque os animais frequentavam o lugar, atraídos pelo sabor da água, que continha partículas de cloreto de sódio.

A terra produtiva trouxe os pioneiros que desbravaram o sertão e formaram suas famílias. Até a década de 40, a criação de suínos soltos, tinha a venda garantida em Guarapuava e Videira qual movimentava a economia local. Mais tarde, a criação se tornou confinada. Iniciou-se então, a exploração das culturas de milho, feijão, trigo e posteriormente a da soja. Ainda no final da década de 40, a instalação da primeira madeireira marcou a nova fase na economia da comunidade, que na época ainda se chamava Lambedor.

Em 1944 a comunidade definiu Nossa Senhora do Bom Sucesso como a padroeira, emprestando o nome ao então distrito que hora se chamara Lambedor. Com a instalação definitiva do município houve a necessidade de acrescentar o termo Sul por já existir um município no Paraná com o nome Bom Sucesso. Assim foi oficializado a denominação Bom Sucesso do Sul.

Formada por migrantes gaúchos de origem italiana e por imigrantes Ucranianos e Alemães, a etnia do município cultiva até hoje seus costumes, mantendo viva a cultura que serviu de base para a construção do município de Bom Sucesso do Sul.

A comunidade esteve jurisdicionada ao município de Clevelândia até 1951, vindo a integrar o município de Pato Branco, em 10 de outubro de 1953, através da Lei Municipal Nº 40 e Lei Estadual Nº 4.859 que elevou à categoria de Distrito Administrativo.

Em 1993, o distrito de Bom Sucesso foi desmembrado do município de Pato Branco, elevando-se a categoria de município. Com este fato foi coroada a saga dos pioneiros, com o sonho de seus descendentes, em desenvolver sua terra, com orgulho, para se chamarem Bonsucessenses do sul. A população local viveria uma nova fase. Movido pelo sentimento democrático foram constituídos os poderes executivo e legislativo; partindo-se então, para um desenvolvimento organizado, se unido às forças produtivas do município.

Em 01 de janeiro de 1993, tomou posse o primeiro prefeito do município de Bom Sucesso do Sul o Sr. Elson Munaretto, e a primeira Câmara Municipal foi composta pelos seguintes vereadores: Clóvis Pedro Defaveri, Alvadi Andreis, Dalmir de Oliveira, Enrique Pilonetto Neto, Gelson Domingos Cadore, Jorge Stadnik, Selvino Primo Pilonetto, Setembrino Antonio Fabris, Vilson Cézar Risso e Telmo Bolsoni.